sexta-feira, 13 de março de 2009

"Mudamos o mundo ao mudarmos nós mesmos"





"Uma mudança ou transformação pressupõe uma alteração de um estado, modelo ou situação anterior, para um estado, modelo ou situação futuros, por razões inesperadas e incontroláveis, ou por razões planejadas e premeditadas.
Mudar envolve, necessariamente, capacidade de compreensão e adoção de práticas
que concretizem o desejo de transformação. Isto é, para que a mudança aconteça, as pessoas precisam estar sensibilizadas por ela.
Perceber a dinâmica
das mudanças é uma necessidade. Viver atualizado é uma questão de sobrevivência e uma maneira de visualizar melhor o futuro, já que os novos tempos exigem uma nova postura de pensamento. Existe um mundo que está acabando e outro que está começando e as pessoas, naturalmente, costumam lidar com isso de maneira defensiva, com temor ou rejeição, na maioria das vezes.
Mesmo pessoas mais esclarecidas e atualizadas revelam-se surpresas com as mudanças sociais, políticas, econômicas, tecnológicas, culturais, ecológicas, etc., que acontecem ao longo da vida.
. Essas transformações fazem com que a vida não seja um caminho linear em que as pessoas percorram livres e desimpedidas." Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Toda mudança gera uma certa dor. Deixar algumas coisas, mesmo que ruins para tras causa aquela sensação de deixar o certo pelo duvidoso.
O que é novo nos assusta. Nos causa um certo medo do que vem pela frente, de como você vai agir a partir de agora, das reações que você vai ter, de como se posicionar diante daquilo que você ainda não conhece tão bem.
Escutei uma vez da minha psicóloga dizer que não é orgulho nenhum ficar estagnado achando que tem o jeito certo de ser e que aquilo não precisa mudar. Foi um susto escutar isso, embora eu concordasse com ela, mas, a gente tem a enorme dificuldade de lidar com as próprias mudanças.
Vivemos reclamando que não damos conta dessa ou daquela atitude das pessoas para conosco, mas, e até que ponto nós permitimos essa atitude? Até onde somos responsáveis pela maneira como o outro age conosco?!
Quando escrevi que mudamos o mundo ao mudarmos nós mesmos, usei uma frase que me acompanha ha anos para tentar entender a visão que eu tenho das coisas e das pessoas.
Sempre que faço novas postagens, procuro imagens que me chamam mais atenção para definir aquilo que escrevi e o que estou sentindo no momento. Na maioria das vezes, imagens com borboletas me conquistam de primeira. Amo borboletas, amo tudo aquilo que elas significam. E, a borboleta é o maior simbolo da mudança, da metamorfose, do pequeno e inacreditavel casulo que sai para criar asas e simplesmente se transformar em um bichinho diferente de qualquer outro que possa existir.
Em um daqueles exercícios de desenhos que fazemos na terapia (quano mico ja paguei pra minha psicologa), eu tinha que desenhar vários itens em uma folha A4 e depois interpretamos juntas aquela minha pequena "obra de arte". Muitas foram as coisas que o "ingênuo" desenho me revelou, e, uma delas, é a mudança constante em que eu me encontro. Claro que levei um susto quando escutei ela falando "nossa, que maravilha!"
Como a maioria das pessoas, eu acreditava que mudar tanto não era ter opinião própria. Acreditava na diferença aguda entre flexibilidade e 'maria-vai-com-as-outras'. E, só o tempo pode me mostrar o quanto me engrandece todas as mudanças que enfrento.
Nem sempre elas são agradáveis para aquelas verdades que eu considerava imbatíveis, nem sempre elas me deixam a vontade de primeira e nem sempre elas conseguem me mostrar a maravilha de poder me renovar a cada nova manhã. Mas, em todas as minhas mudanças, eu consigo me perceber melhor, me amar mais, me permitir errar e acertar e, acima de tudo, olhar pra dentro do meu eu mais profundo e conhecer tudo aquilo que ele me diz.
A minha essência não muda. A minha alma persiste sempre com os mesmos ideais, mas, a minha percepção do mundo evolui.
A minha convivência com aqueles que eu amo melhora, a minha maturidade conquista espaço e eu simplesmente entendo que vejo o mundo conforme a cor dos meus óculos.
Hoje posso dizer que tenho orgulho de todas as minhas mudanças, de todas as adaptaões que faço em mim e de todas as cicatrizes que essas mudanças me deixam.
Enquanto algumas pessoas perdem tempo reclamando daquilo que te fazem mal, eu procuro mudar isso. E, garanto, é o que tem me tornado melhor e me feito evoluir a cada nova caminhada!


Nada muda, se você não mudar!



0 comentários: