quarta-feira, 25 de março de 2009

Passe a diante!


É incrível como temos o péssimo hábito de criticarmos as pessoas e suas atitudes.
Quando um relacionamento acaba, a tendência é sempre a mesma: criticamos o jeito como fomos ou não tratados, como a pessoa nos magoou, como fomos traídos e iludidos... Falamos da pessoa que não faz mais parte do nosso circulo de relacionamentos como se ela se limitasse apenas a ser “a traidora”, “a falsa”, “a”, “a” e “a”. Esquecemos o quanto pudemos ser felizes ao lado daquela pessoa um dia, o quanto ela nos fez bem, e, que a relação não se resume apenas aos momentos ruins, de crise, briga e discussões. Rotulamos o outro com tudo de ruim que possa ter ficado, quando na verdade, esse sentimento nada mais é do que a frustração de não tê-lo mais por perto.
Claro que não é fácil você elogiar aquele namorado que te fez sofrer por meses por uma traição, ou aquela amiga que não foi bem o que você esperava dela.
É muito mais fácil você criticar, falar de todos os defeitos, expor as fraquezas da pessoa e tudo de ruim que aquela relação trouxe para você.
Somos tendenciosos a critica. Perdemos a oportunidade de elogiar sem pedir nada em troca. Abdicamos o direito do outro de ser ou não uma boa pessoa, apenas porque naquele momento nos limitamos a ver tudo de ruim que aconteceu entre nós.
Na minha busca constante em me tornar uma pessoa melhor, tenho enfrentado o desafio de elogiar. Elogiar todos aqueles que um dia me fizeram bem de alguma maneira. É um desafio constante de não criticar, de passar por cima das características do outro que não me agradam e principalmente, de ver o melhor de mim no outro.
Quando nada de bom temos para falar do outro, a melhor coisa é nos limitarmos ao silêncio. Eu sou humana, não posso criticar outro ser humano apenas porque ele é diferente de mim, e, por mais difícil que isso me pareça, tenho simplesmente, tentado!!!




"Aprenda a elogiar o que é bom dos outros e nos outros.Uma vela não perde nem seu fogo nem sua luz porque passou seu fogo a outra vela, ou juntou o seu brilho ao brilho dela. Brilhe e reconheça o brilho dos outros. Uma estrela não fica menor porque admite que a outra é maior. Continua brilhando como sempre brilhou. Querer o primeiro lugar, ainda que inconscientemente é sinal de excesso de auto-estima. Aceitar, perder ou elogiar quem é melhor do que nós em alguma coisa é um bom sinal. Mostra que o "eu" dessa pessoa não ultrapassou o "nós" de quem aquele "eu" depende. Quem acha que só da sua colina e só do seu telescópio se pode ver as crateras da lua é, no mínimo, um astrônomo tolo. Quem acha que só do seu ângulo de fé se pode chegar a Deus nega o brilho de Deus e a capacidade dos outros. Quem acha que a lua ou sol só brilham no telhado da sua casa não está precisando de óculos. Precisa é de mais juízo e de mais humildade." Pe. Zezinho




2 comentários:

Camila disse...

Amei o seu post!!
Realmente é isso mesmo!Qdo fechamos nosso ciclo com as pessoas, tendemos a lembrar só das coisas ruins, e consequentemente falar só coisas ruins das pessoas que já não fazem mais parte das nossas vidas...Grandes são aqueles, que simplesmente "let it go", sem valorizar sentimentos negativos, sem guardar ódio, mágoa ou raiva.....
Admiro e quero sempre do meu lado pessoas grandes como voce!
amo vc
Beijos

Milena Victor disse...

Cá, também admiro mto vc e sei que assim como eu, está constantemente em busca de ser uma pessoa melhor!Somos o que nos permitimos ser!!!