sexta-feira, 22 de maio de 2009

22 de Maio - Dia do Abraço


Quando eu estava na 7ª série do ensino fundamental (não sei qual série é equivalente hoje), a escola que eu estudava, lançou entre os alunos a terapia do abraço.

Não lembro muito bem como funcionava, mas tínhamos como uma espécie de meta abraçarmos 7 pessoas por dia. Lembro também que distribuíram pequenas cartilhas e adesivos para que todos se informassem sobre a importância do abraço e assim aderir a campanha.

Eu que já sou chegada num abraço, adorei a ideia e por meses mantive a minha meta diária de sair abraçando as pessoas.

Aquelas "brincadeira" me marcou tanto que até hoje não esqueci. Não tenho mais a minha meta diária, mas, adoro abraçar, ser abraçada e acho que aquela "terapia do abraço" deveria ser uma espécie de regrinha de convívio entre as pessoas.

São tantos os significados que um abraço pode ter que chega a ser bonito observar e pensar sobre isso...

Quando você briga e faz as pazes, você sempre sela a reconciliação com um abraço. Quando se sente carente e pede um pouco de carinho, o abraço é o primeiro passo...Quando faz tempo que não vê uma pessoa, aquele abraço forte é capaz de trazer de volta a presença de todo o tempo que ficaram separados...

Tem o abraço protetor, o malicioso, o confortante...Tem aquele abraço educado, o distante e até aquele sem vontade nenhuma...Não deixa de ser um abraço...Mas, abraço gostoso mesmo é aquele abraço bem dado: aquele abraço forte, carinhoso, que não precisa de palavras para expressar os sentimentos.

Aliás, o abraço não só expressa sentimentos como também os transmite.

Transmite o amor, a saudade, a timidez, o desejo...O abraço fala, grita, escancara as vontades, as boas energias...O abraço aquece, aproxima. O abraço pode dizer que você chegou, que está de partida ou simplesmente que está gostando de permanecer.

O abraço transmite o calor humano, te aproxima do outro e te torna íntimo em segundos. Uma intimidade compartilhada pela troca.

Li em algum lugar que não se afastar primeiro depois de um abraço, não é apenas educação, é entrega! Entrega de bons sentimentos, de afeto, de solidariedade.

Por isso, abrace. Abrace muito, abrace sempre. Abrace de qualquer jeito, a qualquer hora. Abrace de surpresa. Abrace sem pretensão. Abrace sem pressa. Abrace e simplesmente, abrace!

1 comentários:

Juliana disse...

Mi! Eu quero um abraço seu!! =)
Amo abraçar, mas confesso que sou "tímida" o bastante para a maioria das vezes ficar só na vontade...
Bjos!