segunda-feira, 27 de julho de 2009

A minha mudança!


É claro que mudança assusta. Tudo o que é novo, nos causa uma certa estranheza capaz de fazer aquele pensamento negativo do "e se não der certo" ganhar espaços maiores nos nossos pensamentos.
Passei os últimos meses da minha vida esperando que Deus me mandasse a chance da mudança. Pedindo para conseguir recomeçar diferente, tentar de novo.
A mudança chegou.
No dia que me dei conta que ela aconteceu de verdade, o medo bateu forte na minha porta. Todas as inseguranças que eu tinha escondido na força do recomeço, toda a saudade antecipada e principalmente, todo medo do desconhecido, me fizeram perder o sono.
Por mais que eu estivesse ali, feliz, entusiasmada e empolgada, meu coração estava apertadinho com o que ainda viria pela frente.
Até que nas despedidas, me dei conta do quanto é importante que elas aconteçam, e, até o medo que eu estava sentindo se tornou essencial para a minha prudência.
Entendi que o novo assusta, mas, que esse susto é necessário quando a mudança é grande.
Entendi também que grandes mudanças precisam do período de adaptação para conseguirmos realmente nos avaliarmos. E que esse período, pode demorar um pouco para passar.
Eu sempre defendi o fato de que as mudanças são necessárias para que possamos crescer e evoluir como pessoas.
Entendo que deixar a segurança, o conforto e o comodismo pra trás, nos torna ainda mais flexíveis para permitir o que temos para viver. O que não é fácil! Abrir mão daquilo que você conhece, que você tem controle, jogar fora, e permitir que o novo tome conta, demanda paciência e muita certeza que vale a pena.
Aliás, fazer valer a pena é algo que me faz mais forte nesse momento.
Ainda estou dando o primeiro passo na imensa mudança que tenho pela frente. Mas, tenho a sensação que fiz o processo certo...Comecei com a faxina no meu coração, com as mudanças necessárias para enfrentar a mudança. Ainda tem alguns "restinhos" de coisas que precisam ser repensadas, mas, a minha base, tá pronta. Agora, a mudança física, que eu tanto hesitei já pode ser encarada com mais naturalidade.
E, sem que eu percebesse ou entendesse, essa mudança faz parte de todo o processo, e é essencial para que eu consiga, finalmente, encerrar um ciclo tão longo e dolorido.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Eu acredito...

"ELA nos ensinou a INSISTIR.
ELE nos ensinou a ACREDITAR.
Por isso nós INSISTIMOS EM ACREDITAR!"



Lá vai eu outra vez falar de BBB.
Pra quem não assistia e não gostava, paguei a língua da pior maneira possível!
Tudo bem que o programa já acabou faz meses, mas, quando eu me envolvo em uma história, a coisa vai longe, rss
Nos últimos meses, ganhei de novo a companhia dos "benhês" na madrugada. Infelizmente, não era um PPV real, mas, os vídeos feitos com tanto carinho pelos fãs de Max e Francine no youtube foram de bom tamanho pra me manter distraída. Mais uma vez, posso dizer que fui socorrida pela alegria da Fran nas minha madrugadas frias e solitárias.
Agora eu entendo a projeção que eu tentei fazer em cima desses dois!!!
Claro que como uma boa ciumenta de plantão, eu precisava ver outra ciumenta ser feliz com esse sentimento no meio! Eu precisava ver que alguém ia dar certo, mesmo com o tal do ciúme imperando no ar.
Acreditei mais uma vez no conto de fadas, aquele mais estilo Shrek de ser, onde os personagens não são princípes e princesas, mas, "ogros" da vida real.

Fui pega de surpresa com a notícia do fim do namoro dos ex-BBBs. Além do susto, porque eu sinceramente acreditava que o final feliz já tinha chegado, confesso que fiquei muito triste. Triste por ver duas pessoas que parecem tão próximas, por quem tenho tanto carinho, estarem sofrendo e sendo expostos da maneira que estão sendo, e mais triste ainda por ver que contos de fadas da vida real tem mais tormentos do que a gente imagina.

Revivi sentimentos que eu queria não ter revivido. Realmente gostaria de esquecer aquelas coisas todas que eu já senti no final de um relacionamento, e, parece que no meu momento mais sensível, aquelas feridinhas foram cutucadas de novo.
Não vi apenas a projeção dos meus próprios sonhos irem por agua abaixo, mas, vi também todas as minhas expectativas colocadas em cima do sentimento alheio serem frustradas.
Eu não tenho nada a ver com a vida deles. Desejo apenas que sejam muito felizes, que possam decidir com a cabeça fria o que realmente querem pras suas vidas, mas, realmente, ainda gostaria de vê-los juntos.
Não que isso vai mudar a minha vida, mas, de alguma maneira, isso vai poder reacender aquela chama que o amor tudo pode, que o amor fala mais alto, e que ainda existe uma chance para todas as frustrações que eu carrego comigo.
Tenho acompanhado nessa semana, uma comunidade do orkut, onde as pessoas participam de um chat diário sobre o casal "Maxine".
São fãs que estão desesperados pela volta deles, que se reunem em oração para vê-los juntos, e que estão sofrendo, como se fossem realmente íntimos dos dois.
Quando parei para observar isso, além de me achar um pouco mais normal, rs, eu percebi o quanto essas duas pessoas mexerem no íntimo de milhares de adolescentes, jovens, crianças e adultos. Senhoras que voltaram a acreditar no amor romântico, no amor verdadeiro, no amor que vence barreiras!
Pessoas dos mais diferentes estilos e tipos, que durante meses acompanham esse namoro, como se ainda estivessem dentro de um reality show. Que torcem verdadeiramente por esses dois, mas, que muito além disso, torcem por tudo o que Max e Fran trouxeram pra vida deles, que tem como guia principal, a necessidade de voltar a acreditar no amor.
Infelizmente, não estamos falando de dois personagens de novela, onde a gente já sabe que a mocinha vai ficar com o mocinho. Torcemos por isso, mas, não sabemos.
Vemos duas pessoas reais ali, terem que ler os mais absurdos pitacos de quem não tem nada com a vida deles, de pessoas que simplesmente não sabem o que eles viviam dentro de 4 paredes. É o preço da fama... Para essas pessoas, diria Francine "Cuidem de suas vidas", rss
Mas, enquanto não dá pra gente cuidar direitinho de nossas vidas, a gente continua acompanhando a vida deles. Mas, de um jeito saudável, um jeito "maxine" de ser, que nos impede de entrar num limite que não nos pertence, mas, que nos permite torcer muito, mandar muitas boas energias e rezar para que Deus tire desses dois todo "olho gordo" que andaram colocando por aí!
E, que se for melhor para ambos, que eles possam passar por cima das dificuldades, possam enfrentar o amor real, e possam acima de tudo superar as tormentas que uma vida a dois revela.

Eu, ainda ACREDITO!




domingo, 12 de julho de 2009

Outra vez, em crise!


Lá vai eu entrar em crise existencial profunda de novo...Saco!

Raramente assisto o mesmo filme mais de uma vez. Acabo me perdendo nas novas histórias e elegendo novos favoritos.Mas, parece que a vida anda mesmo querendo conversar comigo pelos replays que andam por aí...
Depois de entregar minha noite de sábado às musicas de Roberto Carlos, me embalo na voz de Sandy cantando "Chovendo na Roseira" no filme "A dona da História".Acabei vendo o filme pela segunda vez e pela primeira vez vendo o filme de verdade (redundância consciente).



Tenho me questionado tanto sobre o caminho que vou ter que seguir, que vou ter que escolher uma hora ou outra, e me vem logo esse filme agora pra me fazer questionar ainda mais sobre as escolhas feitas ou não feitas na vida.
Não tenho me sentido dona da minha própria história e pior ainda, acho que nem tenho vontade de conduzi-la novamente.
Não sei o que vai ser dessa crise existencial que se instalou na minha cabeça, mas, não sei se quero que ela bagunce ainda mais as certezas que não tenho.


terça-feira, 7 de julho de 2009

O adeus a Michael Jackson


Eu jamais imaginava que poderia me emocionar no Funeral do Michael Jackson.
E também não tinha a intenção de voltar a escrever sobre isso...
Desde que tudo começou a ser anunciado, fiquei horrorizada com o show e o circo armado em volta da morte dele. As polêmicas causadas por ele durante toda a sua vida não podiam ficar de fora desse dia.
Assisti certa do protocolo que me faria chorar, mas, fui surpreendida pela emoção real existente nele em algumas partes. O respeito silencioso de quem estava presente doeu de um jeito estranho quando aquele caixão entrou carregado pelos irmãos.
Confesso ter tido um sentimento estranho hoje.
Me lembro de ter acompanhado o funeral da Princesa Diana, mas, eu tinha um carinho imenso pela pessoa dela, por tudo o que ela tinha sido e transmitido durante a vida. Mas, o Michael Jackson nunca foi um ídolo pra mim, é sim um grande e incontestável artista que com certeza marcou a minha geração, mas esse era o limite de conhecimento que eu tinha diante de algumas músicas e dos escândalos que marcaram a vida dele.
Não sou eu que tenho que decidir o que o Michel Jackson foi ou deixou de ser durante a vida, até porque, acredito que por tudo o que ele fez e viveu ter sido grande demais, as coisas ruins ditas sobre ele também foram grandes demais.
É apenas inevitável dizer que ele foi sim o maior artista que já existiu. Gostando ou não do trabalho, da fama ou da trajetória, ele é um ícone, um mito e sempre vai ser único.
Fui surpreendida com as palavras de Brooke Shields, que o definiu como “o pequeno príncipe” e o discurso de Berry Gordy (da gravadora que o descobriu). Ambos me deixaram emocionada e as lágrimas rolaram.
Aliás, as lágrimas da família não me comoveram nada, apenas a música Smile cantada pelo irmão, fez de novo meu coração ficar apertadinho, mas, quando a filha quebrou o “tal protocolo do show” e falou, foi impossível não ver por trás de todo circo armado, uma verdade que só aquelas poucas pessoas poderiam conhecer.
Acredito que “a beleza está nos olhos de quem vê” e é isso o que fica da vida e da história desse grande artista que nós apenas conhecíamos pelas manchetes de jornais, e que não podemos jamais atestar terem sido verdadeiras ou não.
A emoção me surpreendeu e preferi desligar a TV quando, no centro do palco do Staples Center acendeu-se uma luz e havia apenas um microfone sozinho....


segunda-feira, 6 de julho de 2009

Você se justifica por quê?


Interessante pararmos para pensar o quanto nos justificamos na vida.
Estamos o tempo todo mostrando o que nos levou a agir de determinada maneira...

Li há algum tempo, uma frase que me chamou atenção, era algo do tipo "nunca se justifique, pois seus amigos não precisam de sua justificativa e seus inimigos jamais acreditarão..."
Depois dessa frase, passei a me policiar um pouco mais na grande necessidade que eu sinto de me explicar para todo mundo. Melhorei, mas ainda to muito longe de estar bem resolvida a respeito...

Acho importante olharmos para as nossas atitudes e encontrarmos nelas as explicações necessárias para as entendermos. Acredito que quando fazemos isso com uma boa dosagem de sensatez, podemos seguir nossos caminhos mais conscientes daquilo que nos torna humanos.

Mas, existem algumas situações que nos deparamos com justificativas que não nos faz sair do lugar. Acho bacana por exemplo, termos a noção concreta de que somos quem somos pelo que foi construído na nossa história. Porém, é muito pequeno nos apegarmos aos atos passados para justificarmos tudo aquilo que não somos.
Todos nós construimos nossas personalidades, nossos medos e anseios, sonhos e desilusões, de acordo com o que vivenciamos. Mas, chega o momento que podemos e devemos ser mais do que as nossas justificativas.

Chega um momento, que o fato de "eu ter sofrido muito na vida", não justifica mais eu não mudar e fazer algo realmente concreto para que seja diferente. Na minha percepção de vida, essas são as justificativas que não nos fazem crescer, mas sim, estacionar. Perdemos a oportunidade de realmente sermos melhores porque temos uma boa justificativa para sermos ruins.

Acredito que sempre temos duas escolhas diante das nossas justificativas: sermos realmente melhores por conhecê-las e ter a vontade de sermos mais do que elas, ou simplesmente passarmos o resto da vida lamentando e explicando o porquê de não termos verdadeiramente sido quem poderíamos ou deveríamos ser.




sexta-feira, 3 de julho de 2009

1 ano...

"Saudade é o que fica de quem não pode ficar..."
Malu, a tia Mi vai amar vc pra sempre!



quinta-feira, 2 de julho de 2009

Sua intuição quer falar com você!‏

TUDO o que eu tava tentando dizer, não conseguia entender e precisava 'ouvir'.
PRECISAVA demais dividir esse texto ;)


Vocês bem sabem o quanto sou fã das palavras! Por mim, tudo seria resolvido através de diálogos. Aceito todos os tons, admito as lágrimas e até aqueles silêncios que demonstram ansiedade, tensão, nervosismo ou ainda não sei como dizer.... Afinal, também para mim não é fácil, muitas vezes, expor o que estou sentindo. Mas, por fim, meu lema é: que seja dito o que precisa ser dito, sempre que possível.

No entanto, infelizmente, nem sempre as pessoas estão prontas para falar. Nem todas estão maduras o bastante para a clareza e terminam botando em risco relações preciosas. Aliás, assim como nem todas sabem falar, muitas também não sabem ouvir, não estão preparadas para isso. Chegam cheias de defesas e interpretações pré-prontas, ouvindo apenas aquilo que querem. Assim, é bem difícil conversar, porque os resultados ficam sensivelmente comprometidos.

Ou seja, existem ocasiões em que o diálogo se torna inviável. Nesses momentos, resta-nos apenas uma ferramenta e felizmente, bastante produtiva: nossa intuição. Acontece que, descrentes de seu poder, muitas vezes não damos ouvidos a ela. Ignoramos o que ela tenta nos dizer e insistimos em acreditar que intuição é bobagem.

De fato, há uma gritante diferença entre ouvir a intuição e ceder às minhocas; e é preciso bastante treino, coragem e atenção para perceber esta diferença, pois a intuição fala sozinha, mas as minhocas falam em coro, confundindo nossa sensibilidade e avacalhando nossa sensatez.

Para mim, intuição é coração, é percepção pura, é contato direto com a nossa realidade – a verdadeira; sem se deixar seduzir por terceiros nem ceder aos apelos infantis de nossas neuroses: ciúme, insegurança, apego, etc. Portanto, precisamos nos desintoxicar o máximo possível para ouvirmos a intuição.

Estar só, em silêncio, num estado meditativo, contemplando nossos reais desejos, refletindo sobre o que está acontecendo e o que realmente pretendemos é uma boa maneira de alcançar esta voz interior. Mas, sobretudo, é preciso acreditar que ela fala...

O que mais vejo são pessoas renegando sua própria intuição, dando bem pouco ou nenhum crédito a ela. Ficam presas ao que o outro disse (ou não disse) sem considerar o que realmente estão sentindo e percebendo.

Sim, porque é muito comum você perceber que algo está acontecendo na sua relação, mas quando tenta conversar com o outro, ele se apressa em negar, afirmando categoricamente que você está enganado e que nada está acontecendo. Você até tenta se convencer, mas não consegue. A voz continua sussurrando em seus ouvidos que algo está errado... e aí você não sabe como agir, a quem dar ouvidos.

Minha sugestão é para que você pondere sobre o equilíbrio. Ouça, sim, a sua voz interior e encare-a como uma ‘luz piscante’, um sinal de alerta. E deixe o tempo passar um pouco. Observe os próximos acontecimentos. Não se agarre definitivamente nem à sua voz e nem à voz do outro. Espere!

Esteja certo de que o próprio ‘andar da carruagem’ se encarregará de dar o diagnóstico: intuição ou minhocas. O objetivo aqui não é provar nada a ninguém, mas apenas sugerir que você não abra mão de sua intuição, não ignore sua inteligência afetiva. Seríamos, certamente, bem mais seguros e teríamos uma auto-estima bem mais elevada se confiássemos um pouco mais no que diz o nosso coração...

ROSANA BRAGA
www.rosanabraga.com.br

Quanto mais eu rezo...

VOTECONTÁ!

Definitivamente, eu não estou acostumada com a loucura alheia. Mal me acerto com a minha!!!
Teve uma vez que minha tia disse que temos 3 maneiras de aprender na vida: a primeira, através da busca de conhecimento, leitura, enfim...A segunda, através dos erros dos outros, nos espelhamos e evitamos o nosso. A terceira, é com os próprios erros. A mais dolorida, mas a mais eficiente, FATO!

Infelizmente (ou não), eu ando passando pelas 3 etapas.
e mesmo assim, tenho dificuldade de aprender a lidar com as pessoas.

Não sei o que anda acontecendo comigo que só me ferro ao dar as trocentas chances pras pessoas na minha vida.
Tenho me questionado se não deixei as pessoas erradas ficarem...Sinceramente, tenho me questionado muito isso, e, tenho tido a certeza que a gente nunca conhece realmente as pessoas.

E, viva as chances que não são bem aproveitadas!
E viva a imensa quantidade de ensinamentos que a vida tem me dado...
Porque de resto, eu já não sei mais nada!
**E a rosa azul é só porque eu gosto de azul, pronto!!! rss