segunda-feira, 6 de julho de 2009

Você se justifica por quê?


Interessante pararmos para pensar o quanto nos justificamos na vida.
Estamos o tempo todo mostrando o que nos levou a agir de determinada maneira...

Li há algum tempo, uma frase que me chamou atenção, era algo do tipo "nunca se justifique, pois seus amigos não precisam de sua justificativa e seus inimigos jamais acreditarão..."
Depois dessa frase, passei a me policiar um pouco mais na grande necessidade que eu sinto de me explicar para todo mundo. Melhorei, mas ainda to muito longe de estar bem resolvida a respeito...

Acho importante olharmos para as nossas atitudes e encontrarmos nelas as explicações necessárias para as entendermos. Acredito que quando fazemos isso com uma boa dosagem de sensatez, podemos seguir nossos caminhos mais conscientes daquilo que nos torna humanos.

Mas, existem algumas situações que nos deparamos com justificativas que não nos faz sair do lugar. Acho bacana por exemplo, termos a noção concreta de que somos quem somos pelo que foi construído na nossa história. Porém, é muito pequeno nos apegarmos aos atos passados para justificarmos tudo aquilo que não somos.
Todos nós construimos nossas personalidades, nossos medos e anseios, sonhos e desilusões, de acordo com o que vivenciamos. Mas, chega o momento que podemos e devemos ser mais do que as nossas justificativas.

Chega um momento, que o fato de "eu ter sofrido muito na vida", não justifica mais eu não mudar e fazer algo realmente concreto para que seja diferente. Na minha percepção de vida, essas são as justificativas que não nos fazem crescer, mas sim, estacionar. Perdemos a oportunidade de realmente sermos melhores porque temos uma boa justificativa para sermos ruins.

Acredito que sempre temos duas escolhas diante das nossas justificativas: sermos realmente melhores por conhecê-las e ter a vontade de sermos mais do que elas, ou simplesmente passarmos o resto da vida lamentando e explicando o porquê de não termos verdadeiramente sido quem poderíamos ou deveríamos ser.




0 comentários: